quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Receitas de Natal - Tamboril com Verduras

Ingredientes:
(para 8 pessoas)

* 1 rabo de tamboril com cerca de 1,2 kg
* 1 alho francês
* 2 pézinhos de funcho
* 2 cenouras
* 2 chalotas
* 2 pezinhos de acelga
* 1 copo de vinho branco
* azeite
* sal e pimenta


Manteiga Verde:

* 200 g de manteiga
* 1 aipo
* 1 raminho de salsa
* 1 raminho de cerefólio
* 1/2 dente de alho
* 2 colheres de sopa de alcaparras
* 2 anchovas conservadas em óleo
* 2 colheres de sopa de sumo de limão
* 1 gema de ovo cozida
* 1 gema de ovo crua
* 3 colheres de sopa de azeite
* sal e pimenta


Preparação:

Lave bem as verduras, escorra-as, corte-as em juliana e salteie-as numa frigideira antiaderente com duas colheres de sopa de azeite. Deite esta mistura sobre o tamboril préviamente limpo e arranjado, tempere com sal e pimenta, e regue com um fio de azeite e o vinho.
Leve ao forno, a uma temperatura de 180º C (médio) durante 30 minutos. Se preferir, coza o tamboril coberto com as verduras numa peixeira e leve ao lume durante 20 a 25 minutos. Entretanto, prepare a manteiga verde.
Amoleça a manteiga e depois bata-a na batedeira juntamente com uma pitada de sal até ficar em espuma. Branqueie, em água fervente temperada com sal, o aipo, a salsa e o cerefólio durante uns minutos. Escorra, ponha sobre um pano de cozinha e esprema para remover toda a água, pique e coloque na batedeira juntamente com a manteiga. Bata até obter um creme homogéneo.
Adicione as alcaparras, a gema de ovo passada por uma peneira ou passador, as anchovas e o alho picados e bata tudo durante 30 segundos. Ainda com a batedeira ligada junte a gema crua, o sumo de limão e o azeite em fio.
Quando o peixe estiver pronto, ponha por cima duas colheres de sopa desta manteiga, que se derrete imediatamente. Sirva o resto da manteiga numa molheira.


Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue